Imprimir

Embalagens Tetra Pak recicladas se transformam em telhas ecologicamente corretas

Publicado . em Lixo & Reciclagem

31043104

Mais leve, mais barata e resistente, a inovação também oferece mais conforto térmico e acústico

A Tetra Pak, líder mundial na produção de embalagens longa vida, investe em diversas iniciativas que disseminem a importância da coleta seletiva de lixo e também no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem. Um dos projetos de sucesso é a produção de placas de telhas produzidas a partir da reciclagem de embalagens longa vida pós-consumo.

Trata-se de uma ação que tem como premissa a utilização e a valorização da cadeia de reciclagem como forma de gerar emprego e renda, ao mesmo tempo evitando que toneladas de material plástico e alumínio sigam para aterros sanitários.

A idéia surgiu em 1999, quando até então, a reciclagem das embalagens estava limitada à reutilização do papel, que era retirado pela indústria papeleira para a confecção de papelão ondulado e caixas. Partindo do princípio de que a mistura de plástico e alumínio das embalagens é um material nobre, caro e muito resistente, o Departamento de Meio Ambiente da Tetra Pak começou a estudar uma maneira de prensar e transformar a mistura em placas rígidas, que poderiam ser utilizadas para diversos fins na construção civil (tapumes, revestimentos, etc.). Daí para a criação das telhas, a evolução foi rápida.

Atualmente, 17 fábricas no Brasil já produzem as telhas a partir desta tecnologia. Além de mais leves do que as comuns (amianto ou fibrocimento), as telhas possibilitam uma passagem de calor 30% menor e são 25% mais baratas. Testes feitos pela própria equipe, e depois estendidos a estudos nos laboratórios do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), também concluíram que o material se mostra superior às demais opções de telhas, de amianto e fibrocimento, tanto em durabilidade como em resistência.

As embalagens da Tetra Pak também podem ser transformadas em caixas de papelão, placas para construção civil, canetas, vassouras, etc. Atualmente, mais de 31 empresas brasileiras reciclam a embalagem da Tetra Pak, gerando empregos e renda na cadeia de reciclagem. “É importante difundir este conceito por meio de exemplos que ilustram a aplicação prática das teorias de sustentabilidade”, explica Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak no Brasil.

As embalagens cartonadas da Tetra Pak, são feitas com 75% de material renovável, certificado pelo FSC e são 100% recicláveis, assim minimizando os impactos ambientais e colaborando com a sustentabilidade do planeta.

Site Rota da Reciclagem

A Tetra Pak também disponibiliza no Brasil o primeiro buscador específico de pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos). Batizado de Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br), ele aponta a localização e o contato de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e comércios ligados à cadeia de reciclagem de embalagens da Tetra Pak pós-consumo em todo o território nacional.

Com tecnologia inovadora do Google Maps, o buscador Rota da Reciclagem foi criado a partir da necessidade de encontrar pontos de entrega de materiais recicláveis em diversas cidades do País, vasculhando detalhadamente as regiões ao redor do endereço pesquisado. O funcionamento é simples: basta digitar o endereço e o buscador encontra os locais mais próximos onde é possível entregar as embalagens da Tetra Pak para reciclagem.

Fornecedores de telhas de embalagens Tetra Pak recicladas

Eco Industrial
Rua Sete, Capão do Pequi - Várzea Grande (MT)
Telefone (65) 3686-4286

Arteplás

Rua Ana Scremin, 1700 - Ponta Grossa (PR)
Telefone (42) 3028 8028 ou

EcopaK
Queimados (RJ)
Telefone (21) 2663-1150 ou (21) 2663-1151

Tecfort Indústria e Comércio
Rod SC 480, km 22, Bairro Cascata- São Domingos SC
Telefone (49) 3443-0235

Ecofuturo

Rua das Alfazemas, 90, Jd. das Bandeiras - Campinas SP
Telefone (19) 3227-4044

Ibaplac
Av São João, 630, Ibaté (SP)
(16) 3343-1747 ou (16)3343-1500





Fonte:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
.

Você é registrado? Efetue login no menu a direita ou Clique aqui...