{component}option=com_content&view=article&id=1267|620|350{/component}
Imprimir

Projeto CLUBE DOS AMIGOS DO PLANETA

Publicado . em Clube de Amigos do Planeta


"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível,
e de repente você estará  fazendo o impossível." - São Francisco de Assis


O autor não só autoriza como estimula a reprodução deste projeto desde que sem fins lucrativos, bastando citar a fonte e contatar o autor pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para obter autorização por escrito. Este modelo pode ser adequado a qualquer cidade do Brasil.


Apresentação

O projeto CLUBE DE AMIGOS DO PLANETA pretende contribuir com a sociedade no esforço de educar o cidadão crítico e participativo, procurando envolver toda a comunidade. A influência deste projeto será especialmente marcante para os jovens, que vivem uma fase importante de construir e fortalecer valores de cidadania ambiental. Os jovens tendem a formar seus conceitos culturais muito menos pelo que os adultos dizem e muito mais pelos seus exemplos e na possibilidade real de poderem agir concretamente na transformação da realidade. E este projeto irá propiciar aos adolescentes e jovens o acesso a práticas em causas ligadas ao bem comum, como a preservação do meio ambiente, possibilitando a multiplicação de inúmeras ações exemplares de cidadãos ‘colocando a mão na massa’ pelo bem do planeta.

Imprimir

Encontros com a ecologia, a arte e a literatura no Galo Vermelho

Publicado . em Clube de Amigos do Planeta

ENCONTROS COM A ECOLOGIA, A ARTE E A LITERATURA NO GALO VERMELHO

Valores éticos e educação ambiental para uma nova geração de seres humanos

Manhã: chegada do ônibus com os alunos ao Hotel Fazenda Galo Vermelho

LANCHE DA MANHÃ: durante o lanche, momento literário com apresentação da VIDA E OBRA DO AUTOR Vilmar S. D. Berna, ganhador do Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente e autor de vários livros (www.escritorvilmarberna.com.br )

OFICINA DE ARTE: ENCONTRO COM OS ANIMAIS

1) VISITA À FAZENDA na jardineira para colher verduras na HORTA E ALIMENTAR OS ANIMAIS;

2) BRINCADEIRA: Dança das cadeiras para separar a turma em duas;

3) OFICINA DE TEATRO com a turma que interpretará os personagens;

4) OFICINA DE ARTE com a turma que fabricará as máscaras dos animais;

5) Encenação pelos alunos da peça de teatro O TRIBUNAL DOS BICHOS, com leitura dos scripts previamente escritos.

ALMOÇO: durante o almoço, apresentação de músicas ecológicas (Passaredo, Tom Jobim; Sal da Terra, Beto Guedes e Ronaldo Bastos; etc.)

OFICINA DE ECOLOGIA E MATEMÁTICA ENCONTRO COM A MATA ATLÂNTICA

1) PASSEIO NA MATA ATLÂNTICA – durante a atividade, os alunos serão estimulados a observar as placas ao longo do caminho, com indicação de espécies de árvores, e também o que é serrapilheira, dossel, raízes tabulares, epífitas; também encontrarão saci-pererê, mula sem cabeça e outros seres do FOLCLORE POPULAR; serão estimulados a observarem as aves mais comuns que ocorrem na trilha; durante parada na  mata, para descanso, receberão instruções sobre como as plantas fazem a fotossíntese e fixam carbono;

2) num ponto da caminhada, participarão do PLANTIO DE MUDAS da mata atlântica onde cada aluno será estimulado a Adotar uma Árvore (estimulando o retorno com os pais, no futuro, para acompanhar o crescimento/a foto do aluno plantando a árvore ficará permanente no site do Galo Vermelho e no site do escritor);

3) CINEMA - exibição do vídeo OS DEZ MANDAMENTOS DOS AMIGOS DO PLANETA, onde o público receberá dicas de como lidar com o lixo, estimulando o consumo responsável, o combate ao desperdício, à reciclagem; também conhecerá sobre mudanças climáticas, e saberá a relação entre efeito estufa e aquecimento global, saberá mais sobre a capacidade das árvores de seqüestrar carbono enquanto crescem, etc.;

4) ENCONTRO COM OS NÚMEROS - os alunos aprenderão a identificar a emissão de carbono e a calcularem o que emitiram para realizarem as atividades do dia e quanto de árvores terão de plantar para neutralizá-las.

LANCHE DA TARDE: Durante o lanche, entrega dos livros “O Tribunal dos Bichos” e “Amigos do Planeta” aos alunos que primeiro confirmaram a avistagem dos pássaros durante a caminhada e que aos que primeiro responderem certo sobre o que é e o que não é mata atlântica.

FIM DE TARDE: Retorno do ônibus para a escola.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imprimir

Quando surgiu a idéia dos Amigos do Planeta

Publicado . em Clube de Amigos do Planeta

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje."provérbio chinês

Enquanto estava no Japão, onde fui receber o Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, participei de eventos organizados pelo Governo Japonês e num desses havia muitas crianças apresentando diversas atividades ambientais em homenagem aos Prêmios Globais. Éramos apenas 17 pessoas, representantes de diversos pontos do Planeta onde eu tive o privilégio de ser o único representante do Brasil e de toda a América do Sul.