Você não precisa arrancar seu paisagismo ou comprar um sistema de irrigação caro.
Com a temporada de jardinagem a todo vapor, e o clima ficando quente o suficiente em alguns lugares para murchar suas plantas se elas não forem regadas, você pode estar notando um aumento na sua conta de água. E claro, você pode optar por plantas nativas e resistentes à seca para quintais e jardins para ajudar a economizar água — mas você não precisa arrancar seu paisagismo para reduzir sua conta de água. Em vez disso, tente empregar algumas técnicas inteligentes de irrigação.
Use um temporizador de mangueira inteligente
Uma maneira de reduzir os custos de irrigação é definir um temporizador para que sua mangueira possa ligar no horário ideal do dia e por um período de tempo planejado. Usar um temporizador de mangueira inteligente permite que você cronometre seu aspersor ou outro sistema de irrigação. Muitos também têm a opção de atrasar seu cronograma de irrigação em caso de chuva para evitar irrigação dupla. Você pode usar um temporizador de mangueira inteligente que se conecta a um aplicativo para monitorar seu histórico de irrigação e ajustar para conservar água quando quiser.
Água na hora certa do dia
Regar seu jardim ou gramado no meio do dia pode fazer com que mais água que você usa evapore antes de chegar às suas plantas. Regar de manhã cedo, antes do sol nascer — ou tarde da noite, depois que o sol se põe — pode economizar água, garantindo que mais água da mangueira chegue às suas plantas.
Considere a irrigação por gotejamento
Como um aspersor joga gotas de água para o ar antes que elas atinjam suas plantas, eles tendem a usar mais água do que um sistema de irrigação por gotejamento ou uma mangueira de imersão que fica no chão e emite água diretamente no solo. Um sistema de gotejamento também permite que você planeje com mais precisão onde quer regar, então se você tem plantas que precisam de muita umidade, você pode adicionar uma mangueira de gotejamento ou mangueira de imersão a essas áreas em particular.
Coloque palha nos canteiros do seu jardim
Para manter mais umidade perto do solo e desacelerar o processo de evaporação, permitindo que mais água chegue às raízes das plantas, adicione um pouco de cobertura morta à superfície dos canteiros do jardim. Para fazer a cobertura morta, você pode usar aparas de grama ou folhas, que têm o benefício de serem gratuitas, ou pode optar por cobertura morta de madeira . Às vezes, você também pode obter lascas de madeira gratuitas da Chip Drop para espalhar no seu jardim — mas esteja ciente de que você acabará com um volume bem grande de lascas, então planeje com antecedência se for por esse caminho.
Direcione sua água da chuva
A chuva é o mais barato de todos os métodos de irrigação. Se você tem calhas que desviam a água da sua fundação quando chove, você pode adicionar uma extensão de calhas para direcionar o escoamento da água da chuva para os seus canteiros de jardim ou plantas específicas que precisam de mais umidade. Você também pode optar por adicionar um barril de chuva com um desviador de calhas se eles forem permitidos na sua área, mas certifique-se de verificar as leis locais de coleta de água da chuva antes de instalar um.
Use água cinza
Embora você possa optar por instalar um sistema de reciclagem de águas cinzas no ralo do seu banheiro ou lavanderia para reciclar a água que foi usada para lavar, isso envolve adicionar encanamento e às vezes pode ser caro, dependendo da complexidade do projeto. Uma maneira mais simples de reutilizar sua água é usar uma bacia ao lavar a louça e, em seguida, usar essa bacia para regar seus vasos. Se sua lavadora drena para uma pia de esgoto por meio de uma mangueira em vez de um cano fechado, você pode adicionar um tanque de coleta de água à sua lavadora, permitindo que você reutilize a água para as plantas depois que ela for usada para lavar. Em geral, você deve ter cuidado para não usar água com muito desperdício de alimentos — especialmente sal, carne ou laticínios — para evitar causar problemas para suas plantas.
Realizar manutenção preventiva
Verifique regularmente as conexões de mangueira que você usa para regar, bem como quaisquer linhas enterradas para vazamentos. Para verificar vazamentos, procure por áreas excessivamente úmidas, especialmente quando seus sprinklers e válvulas estiverem desligados. Você pode procurar por poças ou áreas lamacentas que não são reduzidas por condições secas em outros lugares, bem como pontos esponjosos em seu gramado. Substitua as válvulas de mangueira se notar qualquer água saindo quando elas estiverem desligadas para evitar desperdício de água em conexões com vazamento.
Leave a Reply